terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O que é SGI e qual a sua Importância?


SGISistema de Gestão Integrado, também chamado de SIG (Sistema Integrado de Gestão) ou GI (Gestão Integrado). É um sistema que combina processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão

IMPORTÂNCIA
O SGI se torna tão importante para empresas porque fornece uma fiabilidade dos dados controlados em tempo real e uma diminuição do trabalho manual, além da ordem de produção ser ativa, com o envio de informações para múltiplas bases e uma diminuição de gastos por não haver mais o acompanhamento de todo o processo de produção. 

O SGI está ligado a três esferas: sistema de qualidade, sistema de saúde e segurança no trabalho e sistema ambiental. 






QUALIDADE está ligada também a essas esferas no que se diz respeito a satisfação do cliente através do atendimento de suas expectativas ou desejos. Sendo assim o produto pode oferecer inovação, resistência e durabilidade como também outros aspectos, apresentando serviços como garantia, entrega e pós venda.

A História da Qualidade dos Produtos


1º FASE - Qualidade na pré-história:
Qualidade baixa, por questão de sobrevivência.

2º FASE - Qualidade artesanal:
Qualidade ótima, porque quem fazia eram artesões que gostavam de fazer seus trabalhos e o volume era pequeno.

3º FASE - Qualidade na pré-industrial:
Volume muito grande e qualidade baixa, pois o trabalho é fragmentado. Deixa o processo de ser somente na mão de uma pessoa, para ser fragmentado, perdendo assim o controle de qualidade.

A qualidade ainda pode ser caracterizada com termos como:
- Durabilidade
- Confiabilidade
- Atratividade
- Função
- Conforto
- Inovação

Para quê foi criado e Histórico do SGI

O SGI foi criado a partir da necessidade em solucionar problemas ligados a organização mais eficiente e integração nas empresas, diminuindo assim o tempo de produção, baixando o custo total dos produtos, reduzindo stocks, melhorando a qualidade da produção e atendimento a clientes, aumentando a eficiência da distribuição, obtendo respostas às leis da procura/oferta a nível mundial e alargando a sua produtividade.

HISTÓRICO

Década de 1960
Na década de 60 tiveram início os conceitos modernos de Sistemas de Gestão Integrada, a tecnologia utilizada era baseada em gigantescos mainframes com a finalidade de fazer controle de stocks. Este tipo de automatização era caro e lento, mas substituía e agilizava processos manuais.

Década de 1970
Nos anos 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional, geraram os Sistemas de Planeamento de Requisição de Materiais, antecessores dos SGI's. Estes surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, que comunicavam entre si e administravam diversas etapas dos processos de produção.

Década de 1980
A década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores - mais baratos que os mainframes, que originaram uma revolução nas atividades de gestão de produção e logística. Passaram também a controlar outras atividades como compras, vendas e recursos humanos.

Década de 1990
A nomenclatura SGI ganhou muita força na década de 90, pela implementação da arquitetura cliente/servidor, que tornou o investimento em hardware muito inferior. Houve uma explosão de fabricantes de software com ofertas abrangentes de pacotes de gestão.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pirâmide de BIRD


A qualidade e segurança no trabalho está ligada a pirâmide de Bird, onde se o enfoque for na base, o número de acidentes diminuirá. Sendo assim, valerá muito à pena investir em prevenção, agindo antes de ocorrer o acidente. Um grande aliado seria os EPI's, que são equipamentos utilizados na segurança do trabalhador como luvas, capacetes e botas, diminuindo assim os riscos de acidentes.



Normas ISO’s

A ISO é a Organização Internacional de Normalização que tem como objetivo promover a normalização de produtos e serviços, utilizando normas que garantam a qualidade e a melhoria contínua.  A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
É dividida em:

 ISO 14001
-  ISO 9001
OHSAS 18001




O SGI é a união das ISO's. Não precisamente as três unidas, mais de uma já dá o conceito de Sistema de Gestão, desde então o SGI vai direcionar a forma que vai se trabalhar com as normas as unindo, integrando os focos das ISO's: 


O SGI pode ser ainda direcionado a vários outros tipos de sistemas de gestão em uma empresa, não se relacionando somente com as ISO's, como também ao Sistema financeiro, pessoal, de TI, de operações, dentre outros.

Estrutura do SGI e Aplicações

Além de está direcionado a outros sistemas, o SGI pode ser fragmentado estruturalmente admitindo a POLÍTICA ORGANIZACIONAL, onde o foco é a proteção do ser humano, melhoria contínua, atendimento a legislação, prevenção, educação e integração com a comunidade, em que empresas utilizam boas ações para diminuir a visão dos estragos no meio ambiente e para a comunidade. Além do PLANEJAMENTO, onde será identificado aspectos e impactos, relacionados ao meio-ambiente e a qualidade, há também a IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO, a VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA que tem o objetivo de detectar o problema, corrigindo-o e o eliminando, fazendo assim o monitoramento pró-ativo (antecipa o problema) e reativo ("deixa acontecer"). E por fim a ANÁLISE CRÍTICA que é uma reunião feita pelo gerente e diretoria para solucionarem as não-conformidade em conjunto. Toda essa estrutura leva a melhoria contínua.

O SGI pode ser aplicado em qualquer organização ou empresa que pretenda ter uma melhoria contínua, seja na qualidade dos produtos como também no atendimento. Deste modo, os objetivos dentro da empresa são alcançados de forma eficiente, pois o sistema tende a gerenciar e alcançar as necessidades dos clientes, aumentando a organização dos processos, além de gerenciar também as necessidades dos trabalhadores.


Sistemas Paralelos e Integrados

Os Sistemas ligados à estrutura do SGI são divididos em Paralelos e Integrados. Nos Sistemas Paralelos a empresa pode escolher se irá trabalhar em conjunto ou separadamente. Um sistema é o somatório do processo fragmentado e o tipo de sistema que a empresa vai escolher que define o seu desempenho, sendo assim, os sistemas podem ser fundidos e separados, sendo que o grau de integração dependerá da própria organização. Já nos Sistemas Integrados todos os elementos dos sistemas de gestão são comuns, onde será fundido os sistemas com características comuns e os que não se encaixarem será trabalhado de forma paralela.

Vantagens e Desvantagens do SGI

Vantagens

- Diferencial competitivo: 

Fortalecimento da imagem no mercado e nas comunidades;
Prática da excelência gerencial por padrões internacionais de gestão;
Atendimento às demandas do mercado e da sociedade em geral.


- Melhoria Organizacional: 
Reconhecimento da gestão sistematizada por entidades externas;
Maior conscientização das partes interessadas;
Atuação pró-ativa, evitando-se danos ambientais/acidentes no trabalho;
Melhoria do clima organizacional;
Maior capacitação e educação dos empregados;
Redução do tempo e de investimentos em auditorias internas e externas.

- Minimização dos fatores de risco: 

Segurança legal contra processos e responsabilidades;
Segurança das informações importantes para o negócio;
Minimização de acidentes e passivos;
Identificação de vulnerabilidade nas práticas atuais.

Desvantagens


- Burocracia;

- Alto custo de implementação do sistema;
- Proporciona muito tempo para ser implementado;
- Resistente à mudanças;
- Oferece pouca liberdade de personalização. 





PDCA

O SGI é um sistema que é mais fácil de ser absorvido nas empresas porque foi concebido a partir do modelo PDCA.

Plan – Planejamento – organiza as ideias de como fazer o controle, pode ser via sistema de gestão do próprio escritório ou mesmo com uma planilha;


Do – Fazer – ele põe em prática a ideia planejada, fornecendo aos executores o que deve ser feito.


Check – Verificar – Verifica-se após 30 dias como está indo o controle planejado e colocado em prática e anotam-se eventuais problemas, ideias, correções.


Act – Agir – Reuniões de Análise Crítica para debater mudanças e voltar ao planejamento, ou seja, rodar novamente o PDCA em prol do crescimento.




HQ do SGI






CONCLUSÃO


Enfim, o SGI é uma ótima saída para empresas que procuram organização, qualidade, e melhorias contínuas, se preocupando sempre com o meio ambiente e com a qualidade, tendo como base as ISO’s, determinando sempre a padronização. 

Lembrando que este tipo de sistema deve ser implantado com cuidado, pois ele apresenta um alto custo de implementação, além de apresentar uma forma de adaptação para cada empresa, sem falar da demora de está concluído. Portanto, deve ser feito e pensado com brevidade e com a intervenção de pessoas especializadas na área, para se obter os melhores resultados.